Cozinhar em um acampamento é sempre diferente, pois você não tem o conforto e equipamentos que teria em casa. Muitas pessoas não gostam desta parte e evitam ficar em campings que não possuam algum restaurante junto ou próximo. No entanto também tem gente que acha essa a parte mais divertida do acampamento!

Antes de você ir acampar é importante saber se no local vai haver algum bar, restaurante ou minimercado para dar apoio às refeições. Se não houver nada disso, você vai ter que se virar nos 30, somente com os equipamentos que levar por isso é bom calcular bem para não esquecer qualquer item básico.

Fogareiro

Atualmente existem basicamente dois tipos de fogareiros que são mais comumente utilizados em acampamentos. Dois modelos são com refis de gás, um deles possui uma estrutura quadrada e bastante estável e o refil é colocado ao lado da boca usada para cozinhar, esse modelo (veja na foto abaixo) é ideal para ser usado em campings estruturados.

O segundo modelo usa outro tipo de refil de gás, que vai encaixado embaixo da boca do fogareiro, é bem mais simples, menor e mais leve, porém bem menos estável, ruim para quem usará uma panela maior. É um modelo indicado mais para trekkings e acampamentos rápidos e leves.

Além disso outra opção seriam as espiriteiras, que abordaremos em outro artigo especificamente para isso.

fogareiro

Algumas pessoas que acampam há mais tempo podem possuir aqueles antigos modelos, com duas bocas e que funcionam com um liquinho. Eles são grandes, pesados e aconselhados apenas para quem realmente precisa cozinhar uma quantidade maior.

Panelas

Você sempre pode levar para o acampamento as panelas normais que você utiliza em casa, mas muitas vezes isso é ruim porque elas não se encaixam e acabam sendo um volume bastante grande para carregar. Se você está de carro o volume pode não ser um problema, mas se você está a pé, todo e cada centímetro de volume a mais é um incomodo para transportar.

Para quem busca praticidade e pouco volume existem no mercado, para venda, alguns conjuntos de panelas (inclusive com e pratos e talheres) em que tudo se encaixa, fica uma coisa dentro da outra, o que otimiza o espaço e a forma de armazenar tudo. Com esses conjuntos é possível carregar todo equipamento de cozinha em um só volume. É bastante prático.

Sobre a quantidade e tipos de panela, isso vai depender de para quantas pessoas você vai cozinhar e que tipo de comida pretende fazer. Pense nas panelas após ter pensado em um possível cardápio.

Pratos

Você não precisa ter exatamente um “prato de acampamento” mas evite levar para sua aventura um prato de qualquer material quebrável. Vidros, cerâmicas e porcelanas ficam em casa. Leve algum prato de plástico, silicone, alumínio ou madeira.

pratos

Talheres

São sempre importantes em qualquer acampamento. Mesmo que você não pretenda cozinhar, é bom ter eles por perto. Existem alguns modelos de conjuntinhos de “talheres de acampamento” onde garfo, faca e colher geralmente são menores que o normal e costumam ficar unidos (de alguma forma) facilitando o transporte. Mas se você não tem desse tipo e não quiser investir nesse equipamento, não há o menor problema de você utilizar o talheres normais que você utiliza em casa.

Isqueiro ou Fósforo

Para um acampamento existe uma coisa que você jamais deve esquecer: algo que faça fogo! Fósforos ou Isqueiros são necessários para 100% dos acampamentos. Em campings ÀS VEZES dá para sobreviver sem eles, mas nunca é bom arriscar. Imagine o cidadão que esqueceu os fósforos raspando os pauzinhos que nem nos desenhos animados na esperança de fazer fogo. Isso só funciona na televisão (você pode ver no filme “o náufrago” ou naquele seriado da Discovery “A Prova de Tudo)”, ou com gente treinada.

A conclusão é simples: nunca esqueça de levar ou um isqueiro ou uma caixinha de fósforos.

Ah e se você for paranoico com isso, coloque os fósforos dentro de um saco plástico assim se sua mochila cair em um rio, ou qualquer outra catástrofe que envolva água, ainda sim seu fósforo vai funcionar. Mas isso é só em caso de você ser realmente neurótico.