Fazer uma faca desde o começo pode ser um projeto de metalurgia divertido, recompensante e útil. É também algo que demanda bastante tempo e esforço, mas se você seguir esses passos, terá uma faca nova em pouco tempo.

CRIE A LÂMINA

1

Desenhe a lâmina
Use papel milimetrado para desenhar o formato dela, tentando mantê-lo o mais próximo possível do tamanho real para facilitar a construção.
Seja criativo ao criar o design da sua lâmina, mas tenha em mente a funcionalidade e a praticidade.
2
Decida o comprimento da lâmina
Ele é, em grande medida, uma preferência pessoal, embora as lâminas maiores possam ser difíceis de manejar e requerir muito aço.
3
3 Desenhe o espigão
Essa é a peça da lâmina que se liga ao cabo. No método mais fácil, o espigão será da mesma espessura da faca, e o cabo será formado anexando uma peça de madeira a cada lado do espigão com rebites.
REÚNA FERRAMENTAS E MATERIAIS
4
1 Obtenha aço-carbono
Existem diversos tipos e gradações de aço. Não use aço inoxidável, pois trata-se de um metal difícil de se trabalhar, e a lâmina não ficará tão fina. O tipo 01 é um aço-carbono popular para fazer lâminas, pois é fácil de resfriar quando aquecido.
Tente obter uma barra ou placa de 0,6 a 0,3 cm de espessura.
5
2 Escolha o material para o cabo
A madeira é fácil de trabalhar, mas você pode fazer um cabo do que quiser. Como este é um guia para uma faca com espigão de mesma espessura, escolha um material no qual você possa usar rebites.
6
3 Trace a lâmina 
Usando um marcador permanente, trace o contorno da lâmina na barra de metal. Esse será o guia que você usará para cortar o aço. Trace o espigão também, porque ele e a lâmina formam uma peça só.
Ajuste o tamanho conforme a necessidade, depois que você vir o contorno no metal.
7
4 Junte as ferramentas 
Você precisará de uma serra para metais, uma esmerilhadeira com um disco duro e um em lamelas, um torno, uma furadeira e itens de proteção. Também precisará de várias lâminas reserva para a serra.
CORTE O AÇO
8
1 Use a serra para cortar o metal 
Corte um retângulo ao redor do contorno traçado para separá-lo da placa principal. Você precisará de uma serra mais rígida para aço mais grosso. Esse retângulo é o que você vai desgastar para formar o perfil da lâmina.
9
2 Faça o perfil 
Coloque a lâmina em estado bruto em um torno e tire o excesso de material. Siga as linhas do contorno para formar o perfil. Use a esmerilhadeira para terminar o formato da lâmina.
10
3 Faça o gume 
Gentilmente, desgaste o gume em um formato de declive com o disco em lamelas. O declive não deve passar da metade da lâmina. Faça-o dos dois lados. Isso formará o gume real dela.
Vá devagar nesse passo, pois desgastar demais pode arruinar a lâmina, forçando você a recomeçar.
11
4 Faça os furos para os rebites 
Use uma broca do mesmo tamanho dos rebites que pretende usar. Faça os furos no espigão. Você vai precisar de um número variável de buracos, dependendo do tamanho da lâmina.
12
5 Termine a lâmina
Lixe-a com grãos cada vez mais finos, até chegar ao 220. Dedique um tempo para lixar quaisquer arranhões, e todas as áreas da lâmina. Isso vai aumentar o brilho e a qualidade dela.
Lixe em direções diferentes cada vez que mudar de grão.
Você pode usar uma lima para fazer sulcos no interior, perto do cabo. Trace um padrão e lime o metal.
TRATE A LÂMINA NO CALOR
13
1 Prepare a fornalha 
A melhor forma de tratar uma lâmina é usando uma fornalha. Uma tocha pode substitui-la no caso de lâminas menores. Para a fornalha, tanto carvão quanto combustível específico funcionam.
Prepare o banho de endurecimento. Para resfriar a faca, será necessário mergulhá-la num banho de endurecimento. O que usar vai depender do tipo de aço, mas para o 01 você pode usar um balde de óleo de motor. Será necessário mergulhar toda a lâmina nele.
14
2 Aqueça a lâmina 
Mantenha-a no aquecimento até que o metal fique laranja. Bata-a contra um imã para ver se está quente o suficiente. Quando o aço atinge a temperatura correta, ele perde as propriedades magnéticas. Assim, quando ele não estiver mais grudando no imã, deixe esfriar ao ar livre. Repita esse processo 3 vezes.
Na quarta vez, ao invés de deixar esfriar ao ar livre, mergulhe a lâmina no banho de óleo. Saiba que vai surgir fogo quando isso acontecer, então esteja protegido.
Quando a lâmina é endurecida, ela pode quebrar se cair, por isso tenha cuidado.
15
3 Pré-aqueça o forno 
Coloque-o em 220 ºC. Ponha a lâmina na grade do meio e deixe-a cozinhar por uma hora. Depois disso, o tratamento com calor estará completo.
16
4 Lixe a lâmina novamente 
Use grãos cada vez mais finos, passando do 220 e chegando até os 400. Você pode polir a lâmina se quiser mais brilho.
COLOQUE O CABO
17
1 Corte as peças do cabo 
Para uma faca com espigão de mesma espessura, serão duas peças, uma de cada lado. Corte e lixe as peças ao mesmo tempo para garantir que fiquem simétricas.
18
2 Junte as peças com epóxi 
Faça os buracos para os rebites dos dois lados. Evite deixar epóxi na lâmina, pois pode ser difícil removê-lo depois. Coloque num torno e deixe secar durante a noite.
19
3 Use uma serra para fazer os cortes e ajustes finais no cabo 
Coloque os rebites, deixando cerca de 0,3 mm sobrando de cada lado, e bata neles com um martelo de bola. Lime os rebites e lixe o cabo.
AFIE A LÂMINA
20
1 Prepare a pedra de amolar, que deverá ser larga
Cubra levemente o lado áspero dela com óleo para amolar.
21
2 Segure a lâmina a um ângulo de 20º da superfície da pedra 
Empurre a lâmina contra a pedra em um movimento de corte. Levante o cabo ao mover a lâmina para afiá-la até a ponta. Depois de alguns movimentos, vire a lâmina para o outro lado.
Depois que você tiver uma borda afiada em toda a lâmina, repita o processo com o lado fino da pedra.
22
3 Teste a lâmina 
Segure um pedaço de papel e corte perto de onde está segurando com a faca. Uma faca bem afiada deverá cortar o papel em tiras facilmente.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

Papel milimetrado
Aço-carbono
Material para o cabo (madeira, osso, corda etc)
Serra para metais com lâminas extras
Esmerilhadeira angular
Torno
Furadeira
Fornalha ou forno
Lixa
Pedra para amolar
Óleo para amolar